segunda-feira, 11 de junho de 2012

Conheça três alimentos que ajudam na perda de peso.

Substitutos podem ser uma boa opção para quem gosta de macarrão e chocolate

Conheça três alimentos que ajudam na perda de peso 
 
Um dos maiores sonhos de quem está brigado com a balança é encontrar uma maneira eficaz para emagrecer. Entre muitas novidades ventiladas todos os dias, uma das novas modas é substituir alimentos tradicionais por versões menos calóricas, como o macarrão japonês itokonnyaku e a alfarroba. O DaquiDali perguntou à nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, Maria Cláudia dos Santos, como se deve incorporar esses ingredientes à dieta. De quebra, ela falou sobre a farinha de feijão branco, que pode ser ingerida antes das refeições e ajuda na perda de peso.

Macarrão japonês

O itokonnyaku é um tipo de macarrão utilizado na culinária japonesa, cuja base é a raiz de um tubérculo chamado Konjac. Ele possui uma aparência gelatinosa, chegando a ser transparente e é composto por 97% de água e 3% de glaucomannan. Segundo Maria Cláudia, essa é uma fibra que, através da absorção de água, aumenta seu volume e causa a sensação de saciedade. Por isso, ele pode ser utilizado por quem quer perder peso. A diferença calórica com o macarrão tradicional é gritante: “a versão utilizada na culinária brasileira tem aproximadamente 109 Kcal a cada 100 g, enquanto o itokonnyaku possui 10 Kcal a cada 200 g”.
Ao usá-lo como substituto, a nutricionista recomenda que não sejam utilizados molhos à base de queijos ou muito gordurosos, que aumentariam consideravelmente o valor calórico da refeição. Maria Claudia alerta, contudo: ele deve ser consumido com cautela. Devido a falta de nutrientes em sua composição, deve-se incluir na dieta legumes, verduras e carnes para melhorar o aporte de nutrientes oferecidos. Também, graças à grande quantidade de fibras, ele pode causar efeito laxativo.

Aperitivo

O feijão branco possui uma proteína chamada faseolamina, que segundo algumas pesquisas, possui a característica de reduzir o processo de digestão de carboidratos em 20%. Porém, essa facilidade só está presente no consumo do feijão cru em forma de farinha. A profissional recomenda consumir a farinha de feijão branco da seguinte forma: 1 g por dia, dividida em duas refeições. “Dilua uma colher pequena rasa em água e beba uma hora antes das refeições”, indica. Além de auxiliar no emagrecimento, existem também estudos que citam a redução dos níveis de triglicérides e prevenção de diabetes. Contudo, quando consumida em excesso, pode ser prejudicial ao organismo, causando sintomas como náuseas e alterações intestinais.

Um chocolate diferente

A alfarroba é a mais nova resposta para as necessidades das chocólatras. “O mais novo substituto se difere do doce pela sua composição em termos de gorduras e açúcares: o cacau tem 23% de gordura e 5% de açúcares, enquanto a alfarroba possui 0,7% de gordura e alto teor de açúcar, de 38 a 45%”, afirma a nutricionista. Além da diferença dos nutrientes, a alfarroba é composta de outros nutrientes como vitaminas B1, B2, vitamina A e Niacina e não possui substancias alergênicas, lactose, glúten e açúcares. Ela não chega a ajudar na perda de peso, mas pode ser um substituto para quem não resiste a uma barra de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente de sua opinião: