quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Um belo sorriso em uma paquera!

Um belo sorriso em uma paquera!

Na hora da conquista, um belo sorriso é um poderoso aliado. Mas, para isso, a saúde dos dentes precisa estar em dia .
Poucos gestos têm tanto valor quanto um sorriso. Ele é capaz de acalmar os ânimos, descontrair um ambiente, disseminar bom humor, atrair pessoas e, por que não, ajudar na conquista de um amor. Fundamental em qualquer relação – das familiares às profissionais -, o sorriso possui um peso ainda maior quando vem acompanhado de dentes bonitos e saudáveis. “O sorriso é poderoso e embeleza as pessoas. É uma forma de expressão não verbal que mostra simpatia, receptividade e abertura”, diz o psicólogo Ailton Amélio, professor do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Manter a expressão fechada no momento da paquera, por exemplo, pode levar a outra pessoa a acreditar que você está apostando pouco ou quase nada na relação. Ou pior: que ela não está agradando. Colocar a mão na boca ou olhar para baixo são atitudes que indicam insegurança e timidez, o que também pode comprometer o sucesso do primeiro encontro.

Existem mais de 50 tipos de sorriso, mas em qualquer um dos casos ele precisa “conversar” com o olhar – ou não será genuíno. “Quando você sorri, os cantos dos lábios empurram também as bochechas, que fecham a pálpebra inferior do olho, o que dá ao rosto outra expressão. Se isso não acontecer, vai ser só de boca, sem sentimento”, explica Amélio.

E para o riso ser realmente aberto e espontâneo, a saúde bucal precisa estar em dia. “É muito comum as pessoas se retraírem por vergonha dos dentes. O fato de eles estarem com boa aparência melhora a autoestima, tornando-as mais expansivas”, afirma o dentista e consultor na área de estética da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Felipe Arcas, de São Paulo.

Como a conquista envolve diálogo e exige exposição, fazer feio na hora de abrir a boca pode colocar tudo a perder. O empresário Nicola Lopez, de 34 anos, de São Paulo, sabe bem disso. Vaidoso, não abre mão de fazer clareamento, capricha na higienização e deseja que as parceiras tenham o mesmo cuidado. “Um dia eu estava em um bar e avistei uma menina. Quando ela passou, eu sorri e ela correspondeu. Começamos a conversar e ela elogiou o meu sorriso, disse que era perfeito. E aí rolou. Acho que seu eu tivesse dentes feios não teria acontecido nada”, conta.

 Ter dentes bonitos e saudáveis não é uma missão difícil. Para quem tem a arcada dentária em ordem, os cuidados básicos de manutenção – como passar fio dental, escovar os dentes de três a quatro vezes ao dia e fazer visitas regulares ao dentista – garantem a saúde bucal. Mas se há problemas de alinhamento e tonalidade, por exemplo, o caminho é procurar um bom profissional.
 
Uma alternativa para aqueles que precisam corrigir a dentição são as facetas laminadas, indicadas para ajustar pequenas imperfeições de formato e posicionamento. Quando os defeitos estéticos são acompanhados de problemas funcionais, a solução é outra. "Às vezes, o dente torto gera uma relação ruim com a gengiva. Então, primeiro indico a correção com o aparelho ortodôntico. Até porque, nesses casos, conseguimos manter a originalidade e o esmalte do dente”, afirma o dentista.
 
Se você tem dentes amarelados, o clareamento – tanto o de consultório, feito com laser ou produtos químicos, quanto o caseiro, realizado com as moldeiras – vai resolver seu problema. O processo é contraindicado no caso de sensibilidade exagerada, que terá de ser amenizada antes do início do procedimento.

É possível também ganhar uma ajudinha extra na hora da conquista utilizando o Close Up Extra Whitening, que, além de deixar seu hálito fresco, devolve o branco natural dos dentes sem causar danos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente de sua opinião: