quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Eliminar o glúten emagrece?

Eliminar o glúten emagrece?

Eliminar o glúten emagrece? 
 
Muitas pessoas têm seguido a dieta sem glúten, pois se estão acima do peso, o vilão é o glúten. Fico preocupada com este “excesso de diagnóstico”. Fica a pergunta, será de fato real? Comprovado por exames específicos? Os diagnosticados sabem o que é a intolerância ao glúten? Sabem que é uma doença (doença celíaca)?

O glúten é presente na alimentação diária da maioria das pessoas. Ele é uma proteína vegetal encontrada no trigo, cevada, centeio, aveia e malte. Os alimentos elaborados a partir destes ingredientes são pães, massas, bolos, chocolates, cervejas e uísques. Sua função é dar liga aos alimentos. Nos pães ele confere elasticidade à massa, porque auxilia no processo de fermentação, o que permite o crescimento e resulta na maciez e textura adequada, além de conferir a umidade da massa do pão depois de assado. Para quem não é celíaco, a proteína é totalmente inofensiva.

Quem faz a dieta com isenção do glúten, acredita na promessa milagrosa da rápida perda de peso. Principalmente depois da extensa divulgação que não ingerir diminui o peso em curto espaço de tempo.  De fato, se a pessoa consome muitos derivados destes ingredientes, ao cortar poderá perder peso, afinal está diminuindo as calorias provenientes de carboidratos da dieta, e provavelmente consumindo mais verduras, legumes, carnes brancas.

Quem tem restrição são os que sofrem da doença celíaca ou possuem intolerância ao glúten.  Não há até o momento nenhuma literatura científica que embase a eliminação do glúten com a perda de peso.

As pessoas que têm de fazer a troca podem usar: mandioca, batata, arroz, quinua, amaranto e linhaça. Assim, os derivados desses ingredientes, como a farinha de mandioca, de milho e de soja, fécula de batata, polvilho doce ou azedo, fubá, milharina e arrozina.

Consulte sempre um nutricionista para saber a dieta que adotará para a perda de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente de sua opinião: